4 de fev. de 2023

Sobre Originalidade


 "Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é original."
Austin Kleon - Roube como um Artista

Quando criamos algo, sempre há o medo de não ser original.
A palavra criar parece ter um peso gigantesco, quando na realidade é para ser uma atividade divertida, leve, inspiradora e carregada de entusiasmo.
Austin Kleon deixa claro em seu livro Roube como um Artista, que nada é original, e tudo não passa de um remix de uma ou mais ideias anteriores. Que somos a soma das nossas influências. Isso é fantástico, se você parar para refletir, porque tira um pouco dessa bigorna que carregamos nos ombros, esse peso que afirma em caixa alta que TEMOS QUE CRIAR A COISA MAIS ORIGINAL DO MUNDO, ou então não compensa nem começar. E não precisa, não é assim que funciona.

A originalidade não vem do que estamos criando, mas se torna uma criação autêntica por causa de como e porquê criamos.

As pessoas são diferentes, com referências diferentes, histórias diferentes, e preferências diferentes. Juntando tudo isso se dá o diferencial do que quer que você esteja criando. Por exemplo, seu blog vai ser diferente do de outra pessoa, independente de o tema ser o mesmo, porque seu jeito de fazer as coisas e o jeito da outra pessoa são diferentes. É uma questão de abordagem, linguagem, colocação, inspiração, essas questões que diferenciam uma pessoa de outra.

Qualquer que seja sua ideia inicial, mesmo que genérica, ela vai se moldar de acordo com a sua personalidade. Então abandone a obsessão pela originalidade, apenas comece a criar.


Um comentário:

  1. Concordo com você. Todos temos referências diferentes e criamos resultados diferentes. São inspirações...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir