9 de jul. de 2017

Koe no Katachi

Pode conter spoilers '-'
Marcante. Essa é melhor palavra para definir Koe no Katachi, um filme japonês animado e produzido pela Kyoto Animation e lançado em 2016.

Ele retrata a história de Ishida Shouya, um garoto popular e brincalhão e Nishimiya Shouko, uma garota nova na escola e com deficiência auditiva. Enquanto Shouko tenta integrar-se com os alunos da sala e fazer novas amizades, Shouya acaba por praticar bullying com ela por acreditar que ela está atrapalhando seus colegas e o andamento da classe. Ishida é absolutamente malvado em seus atos e acaba até por machucar Nishimiya, o que por fim leva 'ele' a ser alvo de bullying depois que ela acaba sendo transferida de escola.

Honestamente, eu achei a história muito impactante. O fato de a Nishimiya esforçar-se cada vez mais para adquirir a amizade do Ishida mesmo sendo maltratada o tempo todo chega a dar um aperto no coração enquanto a trama se desenrola.

 

A partir daí acompanhamos a trajetória do Ishida em busca de redenção. Já crescido, ele vai à procura de Nishimiya, com um comportamento totalmente diferente e familiarizado com a língua de sinais. É incrível observar como a questão de consequência do ato de praticar bullying é retratada na história, já que ele constantemente tentava praticar suicídio e não conseguia mais se reintegrar na sociedade escolar desde criança.

Outra questão destacada é o fato de não apenas o praticante do bullying ter culpa dos efeitos causados na pessoa que sofre tais atos, mas também aqueles que observam, riem e se divertem com isso tem sua parcela de culpa.

Foi muito difícil aceitar o fato de que o Ishida merecia ser perdoado. Eu só consegui de fato 'perdoar' ele, quando quase no fim ele foi capaz de algo tão grandioso que ficou quase impossível não desejar que tudo entrasse nos eixos e tivesse um final magnânimo e feliz para ambos.


Sobre os personagens secundários: Eles são de suma importância! Embora, muito pouco seja aprofundado sobre eles. A grande coadjuvante da história acaba sendo a irmãzinha da Nishimiya, que por muitas vezes serve ao propósito de ser um elo entre os dois, de uma forma, ou de outra.

Conclusão final: Eu me apaixonei por esse filme, a história é linda e marcante. Recomendo tanto ao ponto de quase implorar para que vocês - se ainda não viram - assistam. Nishimiya Shouko é uma das personagens mais fofas e com o coração mais bondoso que eu já vi. E Ishida Shouya o que mais me surpreendeu em todos os animes que já assisti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário